Notícias

Após vitória sobre Londrina, Avaí de Gabriel está na Série A de 2017

19/11/2016

Apenas um ano após ser rebaixado, o Avaí de Gabriel está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo atuando fora de casa, o time catarinense venceu o Londrina por 1 a 0 no Estádio do Café, neste sábado.

Após 37 rodadas disputadas na Série B, o time comandado por Claudinei Oliveira chegou aos 65 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Náutico, quinto colocado. Já os paranaenses, que deram adeus ao sonho do acesso, permaneceram na sexta colocação com 57.

Logo aos dez minutos da primeira etapa, a partida foi paralisada por causa de um drone de um torcedor que invadiu o gramado.

O único gol da partida foi marcado aos cinco minutos do segundo tempo. Capa passou pelos defensores do time londrinense. Depois, deu assistência para o Diego Jardel, que chutou no ângulo direito de Marcelo Rangel. 

O meia garantiu o terceiro acesso seguido na carreira, o segundo com o time de Florianópolis. A outra promoção para a elite foi com a camisa do Botafogo no ano passado.

Na última rodada da competição, o Londrina visitará o já rebaixado Bragantino no estádio Nabi Abi Chedi, no sábado (26.11), às 17h. No mesmo dia e horário, o Avaí fará a festa do acesso diante de seu torcedor no estádio da Ressacada contra o Brasil de Pelotas.

O JOGO

O confronto direto na tarde ensolarada deste sábado foi marcado por duas ideias bastante distintas de se chegar ao objetivo. O Londrina, comandado pelo técnico Cláudio Tencati, seguiu à risca o que manda a cartilha e partiu para cima do adversário com o apoio de pouco mais de 10 mil torcedores. Enquanto isso, o Avaí preferiu se segurar atrás e apostar no contra-ataque.

Desta forma, o goleiro Renan talvez tenha sido o mais exigido nos primeiros 45 minutos. O Londrina rondava a área do Avaí o tempo todo e por pouco não chegou ao su gol com Zé Rafael, Matheus e Itamar. Os visitantes sequer conseguiam se aproximar da meta defendida por Marcelo Rangel. Mesmo assim, nada de gols até o intervalo.

O problema do Londrina é que a equipe não voltou tão ligada para a etapa final e um único vacilo acabou sendo fatal. Germano dormiu no ponto e Capa resolveu partir para a jogada individual. Já na entrada da área o volante serviu Diego Jardel, que não perdoou e estufou as redes. Era o gol da consagração do Avaí.

Dai em diante, o jogo se assemelhou em um treino de ataque contra defesa. O Londrina tentou de todas as formas buscar o empate para tentar ainda uma virada, mas o bloqueio montado por Claudinei Oliveira foi mais eficiente. Os últimos instantes de jogo foram de bolas levantadas à área em uma clara demonstração de desempero do Tubarão. Não teve jeito. Com o apito final, frustração em mais um bom ano do Londrina, mas sem acesso, e festa do lado do Avaí, que mesmo com poucos torcedores no Estádio do Café, comemoram muito a vaga de volta à Série A.

Na última rodada, ambos praticamente apenas cumprem tabela. O Londrina visita o Bragantino no estádio Nabi Abi Chedid, no interior de São Paulo, enquanto o Avaí receberá todo o carinho de seu torcedor na Ressacada, em Florianópolis, diante do Brasil de Pelotas. As duas partidas estão marcadas para às 17h30 (horário de Brasília) do próximo sábado.

Pós-jogo em campo
"Deus é bom a todo momento. Tudo que eu ja passei nesse clube, saí em 2014 com o clube na primeira divisão e voltei. Falei que eu ia colocar o clube na Série A. Deus me honrou e hoje é o dia mais feliz da minha vida. Já passei por muita reviravolta nesse cube e quero agradecer todo mundo, diretoria, torcedores porque o Avaí não merece ficar na segunda divisão. Começamos o ano muito criticados", desabafou o autor do gol, após o apito final.

"Estamos triste pelo jogo e por saber que poderia ter ido até o último jogo lutando pela Série A. Mas a gente sai orgulhoso com a campanha e com o Londrina que vem de dois acessos seguidos e ano que vem tem mais", comentou Batata, pelo lado do Avaí, ao Premiere.

FICHA TÉCNICA
LONDRINA 0 X 1 AVAÍ

Local:Estádio do Café, em Londrina (PR)
Data: 19 de novembro de 2016 (Sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

Cartões amarelos: LONDRINA:Itamar, França.AVAÍ: João Filipe, Diego Jardel.br>
Público: 11.403 total.
Renda: R$ 144.440,00.

GOL:
AVAÍ:
 Diego Jardel, aos 4 minutos do 2T

LONDRINA: Marcelo Rangel, Lucas Ramon, Marcondes, Matheus, Léo, França (Rondinelly), Germano, Rafael Gava, Zé Rafael (Netinho), Safira e Itamar (Bruno Batata).
Técnico: Cláudio Tencati

AVAÍ: Renan, Alemão, Fabio Sanches, Betão, Luan, Capa, Renato, João Filipe (judson), Diego Jardel, Marquinhos (Vitor) e Rômulo (João Paulo).
Técnico: Claudinei Oliveira